2012
28-12-2012
"Investigadores do CIIMAR em destaque em publicação internacional"
Anoop Alex e Rui Borges são estudantes de doutoramento na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Porto (CIIMAR) e assinaram, recentemente, dois artigos merecedores destaque na conceituada publicação PLOS ONE.
 
27-12-2012
“Cianotrilhos – interface de divulgação científica sobre a ocorrência de cianobactérias em Portugal"
Notícia de divulgação do website Cianotrilhos, através do magazine de divulgação da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM).
 
2011
04-10-2011
"Bloom de cianobactérias na albufeira da Aguieira"
No final do mês de Setembro de 2011 registou-se um bloom de algas na albufeira da Aguieira com espécies dominantes dos géneros Anabaena e Microcystis.
 
26-08-2012
"Rio Lima tem níveis normais de cianobactérias e a contaminação na Galiza está em regressão"
Notícia no Público revelando que a monitorização do troço português do rio vai continuar, em articulação com as autoridades galegas.
 

22-08-2011
"Cianobactérias ameaçam águas nacionais"
Uma contaminação com cianobactérias na barragem de As Conchas, na Galiza, alerta para a eventual propagação a águas nacionais (do Rio Lima).
 
19-08-2011
"Bactéria perigosa na Galiza ameaça águas nacionais"
Notícia do Jornal de Notícias sobre uma contaminação das águas do rio Lima por algas tóxicas, verificada na barragem de As Conchas, na Galiza, terá já atingido a albufeira do Alto Lindoso, admitem especialistas. Análises em Espanha revelam que água não pode sequer ser utilizada para a rega.
 
2010
18-10-2010
"Açores: engenho inovador limpa lagoas"
Dois engenheiros açorianos desenvolveram o URM 85 (Unidade de Remoção de Microalgas e Cianobactérias), um protótipo destinado a retirar impurezas das águas das lagoas e deixá-las mais limpas e com menos algas.
 
29-06-2010
"Estudo comprova a ocorrência de florescências de cianobactérias em três das lagoas da ilha do Pico e a detecção de microcistinas nas lagoas do Capitão, Caiado, Rosada e Peixinho"
Notícia de divulgação dos resultados do Relatório Final do Estudo da Toxicidade Associada ao Desenvolvimentos de Cianobactérias nas Lagoas do Capitão, Caiado, Peixinho e Rosada, desenvolvido pela Universidade Nova de Lisboa em colaboração com a Direcção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos.
 
26-04-2010
"A Técnica de Saúde Ambiental e as cianobactérias da barragem do Caia"
Notícia publicada no Portal do Município de Campo Maior, a propósito da interdição para banhos da água da Barragem do Caia, por tempo indeterminado, devido à possível contaminação por cianobactérias.
 
2009
21-07-2009
"Cianobactérias levam Câmara de Alcoutim a interditar praia fluvial do Pego Fundo"
Devido ao aparecimento de cianobactérias na água da Barragem do Cadavais, que abastece a Praia Fluvial do Pego Fundo, a Câmara Municipal de Alcoutim decidiu interditar este espaço a banhos.
 



2012
- Palestra "Alterações climáticas e cianobactérias", promovida  em conjunto com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), para os professores dos Ensinos Básico e Secundário, garantindo uma transmissão mais consistente e continuada aos alunos da informação acerca desta temática.
Responsável pela acção: Daniela Figueiredo.
Público-alvo: professores dos Ensinos Básico e Secundário.
 
- “Identificação de fitoplâncton - microalgas e cianobactérias - em águas naturais", promovido em conjunto pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto (Instituto Politécnico do Porto) e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde (CMIA).
Responsáveis pela acção: Rosário Martins e Piedade Barros.
Público-alvo: população, em geral, a partir dos 15 anos.
 
- “Cianotrilhos – interface de divulgação científica sobre a ocorrência de cianobactérias em Portugal", notícia de divulgação do website Cianotrilhos, através do magazine de divulgação da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM).
Responsáveis pela acção: António Correia e Daniela Figueiredo.
Público-alvo: sociedade, em geral.
 
- "Blooms de Cianobactérias", texto de divulgação acerca dos blooms cianobacterianos, no website Naturlink.
Responsável pela acção: Maria Carlos Reis.
Público-alvo: sociedade, em geral.
 
2011
- "Porque é que o mundo é verde?", actividade promovida pelo Laboratório de Ecologia de Águas Doces, Ecotoxicologia e Risco (LEADER) do Departamento de Biologia & CESAM, da Universidade de Aveiro, alertando para a fragilidade do equilíbrio ecológico entre produtores primários / consumidores / predadores.
Responsável pela acção: Bruno Castro.
Público-alvo: alunos do Ensino Secundário.
 
- "O Mundo Invisível da Água" tem aberto a discussão sobre os seres microscópicos que existem numa gota de água.  Acção promovida pelo LEADER do Departamento de Biologia & CESAM da Universidade de Aveiro, durante a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia.
Responsável pela acção: Daniela Figueiredo.
Público-alvo: crianças do Ensino Básico.
 
- Palestras "Alterações climáticas e cianobactérias" têm sido conduzidas nas próprias escolas (ex: Escola Secundária em São João da Madeira), promovidas pelo LEADER do Departamento de Biologia & CESAM da Universidade de Aveiro, chamando a atenção para as alterações induzidas pelos factores ambientais nas comunidades aquáticas.
Responsável pela acção: Daniela Figueiredo.
Público-alvo: alunos do Ensino Secundário.
 
2007
- "O Mundo Invisível da Água" tem aberto a discussão sobre os seres microscópicos que existem numa gota de água.  Acção promovida pelo Laboratório de Microbiologia (Microlab) do Departamento de Biologia & CESAM da Universidade de Aveiro, durante a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia.
Responsável pela acção: Daniela Figueiredo.
Público-alvo: crianças do Ensino Básico.
 
- "A divulgação científica como potencial impulsionador de mudança de atitudes", comunicação no I Congresso de Educação Ambiental dos Países Lusófonos.
Autores: Daniela Figueiredo, Mário Pereira e António Correia.
 
2003-2004
- "O Mundo Invisível da Água" foi desenvolvida para levantar a discussão sobre os seres microscópicos que existem numa gota de água.  Acção promovida com a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA).
Responsável pela acção: Daniela Figueiredo.
Público-alvo: crianças do Ensino Básico.
Divulgação científica
Notas de Imprensa
Diversas acções têm sido desenvolvidas durante os últimos anos, tendo como públicos-alvo crianças dos ensinos básico e secundário.
 
Para os mais novos, "O Mundo Invisível da Água" tem aberto a discussão sobre os seres microscópicos que existem numa gota de água. As diversas edições desta acção têm sido desenvolvidas no Departamento de Biologia & CESAM, da Universidade de Aveiro, durante a época da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia, ou através da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em acções nas escolas.
Copyright 2009
About - Conditions - Contacts